Vassoura Ecológica Empreendimento que salva o meio ambiente em São José de Ribamar
A reciclagem do plástico é a saída econômica para muitas pessoas no mundo inteiro
Publicado em 10/02/2023 12:28
O descarte irregular de plástico colocou a existência dos seres vivos em risco. São 450 anos para o plástico se decompor no meio ambiente. De acordo com o Fórum Econômicos Mundial, 8 milhões de toneladas desse material são descartadas nos oceanos por ano.
Até 2050, existirá mais plásticos nos mares do que peixes. Segundo o Fórum, apenas 14% de embalagens plásticas são coletadas para reciclagem. Em comparação, a reciclagem do papel é de 58%, e do ferro e aço está entre 70% e 90%.
A reciclagem do plástico é a saída econômica para muitas pessoas no mundo inteiro. Na cidade de São José de Ribamar não é diferente. Um dos empreendedores do plástico é o Hugo Fernando. Há sete anos, ele criou a Vassouras Ecopet, que utiliza garrafas pet para confecção de vassouras.
Segundo Hugo, essa foi uma saída encontrada para poder viver em meio à crise econômica e proteger o meio ambiente. Além de empreender, a empresa desperta o sentimento do cuidado com o meio ambiente, por meio da reciclagem. “Tive a ideia de montar a empresa depois de ser demitido do emprego de carteira assinada. Chamei minha família e resolvi criar a Vassouras Ecopet”, destacou.
A Vassouras Ecopet retira do meio ambiente mais de 44 mil garrafas pet todos os meses. Para produzir uma vassoura, são necessárias 14 garrafas. A produção mensal chegar a 3.840 por mês, dependendo da quantidade de garrafas adquiridas. O faturamento mensal da empresa gira em torno de 8 a 10 mil reais.
A prefeitura de São José de Ribamar, em parceria com o Sebrae-MA, lançou o Movimenta Ribamar, que vai fortalecer o empresariado local. Incialmente, o programa está sendo executado no Parque Vitória, mas deve ser expandido para toda cidade e fortalecer negócios com o Vassouras Ecopet.
por ascom