Plano de Saneamento Básico: Prefeitura intensifica consulta popular
A prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), está intensificando a campanha de coleta de informações de dados para composição da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Publicado em 21/08/2018 11:21
A prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), está intensificando a campanha de coleta de informações de dados para composição da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico.
As etapas de revisão que estão sendo executada pela Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (COBRAPE), foram iniciadas em abril deste ano e prevê a mobilização, diagnóstico, prognóstico, projetos e ações além da realização de audiências públicas.
De acordo com o prefeito Luis Fernando, o Plano Municipal de Saneamento (PSMB) de São José de Ribamar, tem por objetivo identificar a situação do abastecimento de água, do esgotamento sanitário, da limpeza urbana e da drenagem urbana no município e propor medidas e ações para garantir o seu pleno atendimento a toda população, em conformidade com a Lei nº 11.445 de 2007.
“Estamos avançando no cumprimento de mais um compromissos firmado em nosso plano de governo, que prevê investimentos na área ambiental. Hoje já podemos comemorar a modernização da limpeza pública, acabando de vez com o lixão e dando destinação correta ao lixo produzido em São José de Ribamar”, disse o gestor.
Um dos membros da comissão instituída para acompanhar a revisão do documento, Anibal Verri, explica que foram distribuídas em toda a cidade, pelo menos 80 urnas, que funcionam como coletores da opinião pública. A medida visa estimular a população para a transmissão de informações acerca das condições e realidades de cada rua e bairro do município.
“Disponibilizamos um formulário bem simples e de fácil acesso. Nele constam perguntas que estimulam a população a descrever a realidade de sua rua e bairro. Precisamos que a população participe porque será a partir das respostas que vamos definir os rumos da composição do Plano”, explicou.
Além dos pontos fixos que estão localizados em escolas, postos, unidades do CRAS, Sede da Prefeitura, dentre outros, o ribamarense também pode ter acesso via online por meio do endereço eletrônico https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdIoso65mCmR90__NjYpZ1Op1YRzsEEZmreDSI-_Ze5Jj85Eg/viewform.
A elaboração do Plano, orçado em mais de 500 mil reais, vai contemplar as zonas urbanas e rurais do município, possibilitando a criação de mecanismos de gestão pública voltados a infraestrutura de cada região.
por ASCOM-SJR