Prefeitura Municipal de São José de Ribamar

Você sabia?
São José de Ribamar, 28 de abril de 2017
Imprimir Email

Institucional

Sobre

por Comunicação Portal Fácil

01/01/2015 14:08

 

A sede de São José de Ribamar fica a 30km de São Luís, no extremo leste da Ilha, à beira da Baía de São José. Trata-se de uma cidade acolhedora e pacata que tem como atrativo suas paisagens naturais, que guardam praias de beleza singular e o turismo religioso, tradição que já fez da cidade um dos santuários mais importantes do norte-nordeste.

Informações Gerais

  • Fundação/Emancipação: 24 de setembro de 1952
  • Unidade Federativa: Maranhão
  • Mesorregião: Norte Maranhense
  • Microrregião: Aglomeração Urbana de São Luís
  • Municípios limítrofes: São Luís, Paço do Lumiar e Raposa
  • Área: 388,37 km² (IBGE/2013)
  • População: 170.423 habitantes (IBGE/2013)
  • Bairros/localidades: 103
  • IDH do Município: 0.700 (PNUD/2000)
  • IDH do Estado: 0.636 (PNUD/2000)
  • Renda per capita: R$3.105,91mil (IBGE/2008)
  • PIB Bruto: 421,84mi (IBGE/2008)
  • Principais atividades econômicas: pesca, comércio, turismo, serviços e indústrias.

Zoneamento do perímetro urbano da cidade de São José de Ribamar.

Mais informações, acesse a página legislação.

Informações Geográficas

Relevo

Apresenta características marcantes de relevo, áreas baixas com o surgimento esporádico de outeiros com cerca de 20 metros de altitude. Os principais acidentes geográficos são: a Baía de São José, a leste do Município, e as pontas Panaquatira, Vermelha, de São José e Caúra.

Baía de São José

O Golfão Maranhense, situado no litoral nordestino, é formado pelas águas das baías de São Marcos e de São José. A de São José está localizada a leste da ilha de São Luís e a oeste a terra firme do município de Icatu. Na vazante, as águas correm em direção ao Oceano Atlântico. Na estrada, à direita, está localizado o arquipélago das Marianas, cujas principais ilhas são as de Santana, Carrapatal, Mucunandiba, Verde, Grande e Veado.

A Baía de São José é, segundo opinião de alguns dos nossos historiadores, o local em que os portugueses da armada milagrosa derrotaram os franceses na famosa Batalha de Guaxenduba, em que a proteção do céu tão positivamente se manifestou, criando a lenda de Nossa Senhora da Vitória e, por isso, padroeira de São Luís.

Hidrografia

A hidrografia de São José de Ribamar é formada basicamente por rios perenes, de considerável proporções econômicas para pesca, agricultura, transporte e lazer. Hoje se encontram comprometidos em razão da poluição causada pela expansão da rede de esgotamento sanitário da capital. Porém de qualquer forma, ainda continuam utilizados por pequenos agricultores do meio rural na irrigação das suas hortas.

Clima

A cidade possui clima megatérmico com temperaturas que variam de 21º C a 34ºC o ano todo, com pequenas variações sazonais de 1º C apenas. Apesar das altas temperaturas, o clima é agradável influenciado pelos ventos que vem do mar.

Vegetação

Em São José de Ribamar a vegetação predominante é a de cobertura vegetal com abundância de manguezais, vegetação perenifólia além de palmeiras, babaçuais, coco de praia, ariri, juçara e o buriti.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página