Prefeitura de São José de Ribamar

Acesse o Portal do Servidor
Formulário de busca
Publicada em: 22/11/2010 16:31:47 Juventude

Luis Fernando lança Voluntariado Municipal 2010/11

Na ocasião, prefeito assinou ordem de serviço autorizando o início das obras de construção de um poço artesiano no bairro Vila Roseana Sarney.
http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto

Outras imagens

http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto

O prefeito Luis Fernando Silva (DEM) lançou, neste último fim-de-semana em São José de Ribamar, a versão 2010/11 do programa Voluntariado Municipal. Na oportunidade, Luis Fernando, que estava acompanhado da primeira-dama do município, Eliana Silva, e do vice-prefeito Gil Cutrim (PSL), anunciou os vencedores da edição 2009/10 do programa e assinou ordem de serviço autorizando o início das obras de construção de um poço artesiano na Vila Roseana Sarney – o grupo de voluntários do bairro ficou em segundo lugar na versão 2008/09 do programa.


Idealizado por Luis Fernando e Eliana Silva, o Voluntariado Municipal de São José de Ribamar é um programa que objetiva congregar esforços das comunidades ribamarenses em prol do desenvolvimento de ações conjuntas em favor da coletividade.


O município possui, atualmente, 54 grupos de voluntários que representam vários bairros. Na prática, o programa funciona da seguinte forma: os grupos de voluntários participam, durante todo o ano, de ações executadas pela Prefeitura em diferentes setores, como educação, saúde, cidadania e meio ambiente.

Um comitê organizador, formado por membros do poder público e da sociedade civil organizada, avalia e pontua o desempenho destes grupos. É importante destacar que cada grupo, ao aderir ao programa, informa para a Prefeitura a premiação que gostaria de ganhar, caso consiga figurar entre os três primeiros colocados.


Para a versão 2010/11, o eixo central de atuação dos grupos será a proteção ao meio ambiente, uma política pública bastante praticada pela administração Luis Fernando.


“Os grupos de voluntários devem priorizar a conscientização das suas comunidades sobre os prejuízos causados por hábitos que degradam o meio ambiente, como por exemplo, jogar plásticos nas ruas. Nós temos que nos esforçar ao máximo para assegurar às futuras gerações um meio ambiente equilibrado”, frisou o prefeito.
 

Na versão 2009-2010 do programa, os vencedores foram os grupos das Vilas J. Lima e São Luís (3ª lugar), que irão receber um kit de informática para as suas respectivas Associações de Moradores; Sarnambi (2ª), cuja premiação escolhida foi um laboratório de ciências para a Escola Municipal José Câmara Ferreira; e do Parque Jair (1ª), que, muito em breve, receberá uma biblioteca.


“Este poço que o prefeito Luis Fernando mandou construir para nós, moradores, é a realização de um sonho antigo. Quando esta obra for concluída, tenho certeza, que teremos água de qualidade em nossas casas”, disse Maria da Conceição Lima Sousa, coordenadora do grupo de Voluntários da Vila Roseana Sarney.


Para o coordenador do grupo do Parque Jair, Lucivaldo Cruz Silva, a vitória representa a união de todos os moradores do bairro que, durante todo o ano, realizaram uma série de atividades com o objetivo de ganhar a disputa não apenas pelo prazer de vencer, mas principalmente, para levar para a comunidade, já tão beneficiada pelo prefeito Luis Fernando, mas uma obra de grande importância.


“Nosso bairro já recebeu posto policial, asfalto, unidade médica, abastecimento de água. Ganhará em fevereiro o Liceu Ribamarense II e agora vamos ter uma biblioteca. Sem dúvida nenhuma, Luis Fernando foi o único prefeito de Ribamar que trabalhou, e continua trabalhando, pelo Parque Jair”, afirmou.


Gil Cutrim parabenizou todos os voluntários e incentivou os grupos que ainda não venceram a competição a se esforçarem ainda mais porque, segundo ele, quando a comunidade se junta à Prefeitura todos se fortalecem. “O Programa de Voluntariado é um importante instrumento de participação popular na administração. A disputa é saudável e beneficia todas as comunidades”, avaliou.


Também participaram da solenidade de lançamento do Voluntariado Municipal 2010/11 os vereadores Nonato Lima (PP), Djalma (PSL) e Marlene Monroe (PTB); além de várias outras lideranças políticas e comunitárias do município.
 

 

Texto: Edson Cantanhede

 

Fotos: Willian Tindale/ASSCOM PMSJR

Outras notícias

Ribamar comemora aniversário com entrega de obras e autorização de novas Aniversário de emancipação política e administrativa

Ribamar comemora aniversário com entrega de obras e autorização de novas

Programação em homenagem aos 62 anos do município, organizada pela administração do prefeito Gil Cutrim, acontece a partir desta segunda-feira até o próximo sábado.

Gil Cutrim inaugura novos laboratórios de informática na rede de ensino de Ribamar Educação

Gil Cutrim inaugura novos laboratórios de informática na rede de ensino de Ribamar

Ação faz parte do projeto Acesso Amigo e visa promover a inclusão digital melhorando, ainda, o desempenho escolar dos alunos da rede municipal de ensino.

Prefeitura implanta nova iluminação na Estrada do Turiúba Infraestrutura

Prefeitura implanta nova iluminação na Estrada do Turiúba

Trabalho teve início nesta terça-feira e será concluído nos próximos dias. Moradores e o prefeito Gil Cutrim também estiveram reunidos com representantes do Governo do Estado.

Conheça

A sede de São José de Ribamar fica à 30km de São Luís, capital do Maranhão, no extremo leste da ilha.

Na cidade de São José de Ribamar você vai encontrar um dos santuários mais importantes do Norte-Nordeste

Veja o video

Como chegar

Selecione o ponto de referência mais próximo de você e descubra o melhor caminho para chegar.