Publicada em: 20/09/2011 14:52:59 Aniversário de emancipação política e administrativa

Conselheiros Tutelares são empossados em São José de Ribamar

Cerimônia foi comandada pelo prefeito Gil Cutrim. Novos conselheiros, eleitos no mês passado, irão trabalhar na defesa dos direitos das crianças e jovens ribamarenses.

O prefeito Gil Cutrim (PMDB) empossou, durante solenidade realizada nesta terça-feira (20), os novos conselheiros tutelares de São José de Ribamar para o triênio 2011/14.

A solenidade, que fez parte da programação festiva em comemoração aos 59 anos de emancipação política e administrativa do município, contou com as presenças dos vereadores Beto das Vilas (PMDB – presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar), Marlene Monroe (PTB), Lázaro (PV), Arturzinho (PDT), Negão (PMDB) e Nonato Lima (PP); do promotor da Infância e Juventude de São José de Ribamar, Cláudio Borges; da representante do Centro de Defesa Padre Marcos Passerine, Maria José Pereira; dos conselheiros, cujos mandatos, encerraram este mês; secretários municipais; além de várias outras lideranças políticas e comunitárias da cidade.

Foram empossados os dez novos membros do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de São José de Ribamar – titulares (Lusileide dos Reis Frazão, Luis Henrique Gomes Leite Júnior, Suzana da Silva Pereira, Maria da Conceição Lima Sousa e Maria Ângela Coqueiro da Silva) e suplentes (Jeysa Naura Bargosa dos Santos, Gracimar Soares Pereira, Fracilu de Azevedo Costa, Jaqueline Maria da Silva Santana e Moisana Costa Serejo). Todos foram eleitos de maneira democrática no mês passado.

Eles terão como missão principal defender os direitos das crianças e adolescentes ribamarenses, além de desenvolver outras atividades, tais como: aplicar medidas e encaminhar aos órgãos competentes, pais ou responsáveis que violaram os direitos das crianças e adolescentes; atender, aconselhar e requisitar serviços nas áreas da saúde, educação, assistência social, dentre outras; divulgar os direitos das crianças e adolescentes; fiscalizar entidades de atendimento das crianças e adolescentes; assessorar o Poder Executivo na elaboração de proposta orçamentária para planos e programas de atendimento aos direitos das crianças e adolescentes; representar, junto a autoridade jurídica, nos casos de descumprimento de suas determinações.

“O Conselho Tutelar é, e sempre será, um grande parceiro da Prefeitura, que continua desenvolvendo importantes ações direcionadas para a juventude ribamarense. Juntamente com os novos conselheiros, queremos, por exemplo, executar um projeto que visa implantar na cidade um abrigo direcionado exclusivamente para os jovens em situação de vulnerabilidade”, adiantou Gil Cutrim, que desejou sorte aos novos conselheiros.

Lusileide Frazão elogiou o empenho dos antigos conselheiros e avaliou que a nova composição do órgão público, em parceria com a Prefeitura, tem tudo para continuar realizando um ótimo trabalho em prol dos jovens de São José de Ribamar.

Fotos: Willian Tindale/ASSCOM PMSJR