Prefeitura Municipal de São José de Ribamar

Você sabia?
São José de Ribamar, 19 de junho de 2018
Imprimir Email

Administração Pública

Prefeitura espera imunizar quase 32 mil cães e gatos durante campanha

por ASCOM/SJR

08/06/2018 13:02

campanha anti rabica 2018

O objetivo é imunizar quase 32 mil animais, entre cães e gatos, contra a raiva, doença fatal, causada por um vírus e que pode levar a morte.

A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realiza neste sábado (09), o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica. O objetivo é imunizar quase 32 mil animais, entre cães e gatos, contra a raiva, doença fatal, causada por um vírus e que pode levar a morte. No município, serão montados 61 postos de atendimento que funcionarão de 8h às 17h.           

De acordo com a coordenadora da campanha, a veterinária Odinéia Rodrigues, é importante que a população leve os seus animais para tomar a dose da vacina, prevenindo assim qualquer tipo de incidência da doença. "A raiva é transmitida principalmente a partir de mordida, arranhões ou unhadas de animais já contaminados, por isso a importância de estar atento ao prazo da vacina", alertou a coordenadora.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

De acordo com o secretário de saúde, Tiago Fernandes, o trabalho da gestão municipal está direcionado para manutenção do controle epidemiológico com a oferta permanente de prevenção. "Além do Dia D de vacinação, que é de grande importância para que os animais tenham logo acesso à vacina, o prefeito Luis Fernando já determinou visitas domiciliares, que serão feitas pelos agentes vacinadores para garantir que os animais não fiquem sem receber a dose", garantiu.
A campanha vai imunizar cães e gatos com idades a partir de três meses, e a única restrição é para animais que estejam doentes e fêmeas no último mês de gestação.                                                                                                                                
A raiva é uma doença infecciosa aguda, que não tem cura e só pode ser prevenida com a vacina. Ela é transmitida pela saliva do animal contaminado. Entre os sintomas estão mudança de comportamento, dificuldade para engolir e excesso de salivação.                                        

 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página