Prefeitura Municipal de São José de Ribamar

Você sabia?
São José de Ribamar, 19 de junho de 2018
Imprimir Email

Administração Pública

Liceu ribamarense comemora 10 anos de referência em ensino público

por ASCOM/SJR

07/06/2018 20:29

No ranking das 50 melhores instituições de ensino do país, a Escola Municipal Liceu Ribamarense, comemorou nesta quinta-feira (07), 10 anos de fundação. Para celebrar a data, foi organizada uma vasta programação cultural, entre peças teatrais, corais e danças.

Fundada em 06 de junho de 2008 pelo prefeito Luis Fernando e inspirada no modelo de ensino de uma conceituada escola do Rio de Janeiro, o Liceu Ribamarense foi considerada a maior obra educacional já realizada por um município maranhense, além de também ocupar o título de primeira escola pública de tempo integral do estado, em termos de qualidade atestada, sobretudo, através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Referências, que segundo o prefeito Luis Fernando, resistiram ao tempo e a todos os percalços e dificuldades.

"Fico emocionado e feliz por fazer parte da história do Liceu. Sonhamos lá atrás com muita ousadia um modelo de educação que não apenas deu certo como também foi responsável pela formação de inúmeros alunos que por aqui passaram. O Liceu é uma grande família e graças ao empenho dos professores, servidores e toda comunidade escolar, resistimos até mesmo aos difíceis anos administrativos que o município viveu", disse o prefeito.

Avanços que segundo a diretora da unidade I, Inailde Gomes Pereira, representam não apenas investimento, mas compromisso contínuo com a oferta de educação de qualidade. "O maior presente quem recebe são os nossos alunos, que tem nesta gestão o compromisso pela oferta de educação de qualidade", compartilhou.

Emocionada, a aluna Aryele Beatriz Costa, do 8ª ano falou do orgulho que sente em fazer parte da família liceísta. "Sou feliz por fazer parte da família do Liceu Ribamarense. Estamos aqui escrevendo a nossa história e agradecendo pela conquista que é aprender", destacou.

O professor Hélio Marinho, que já dedicou anos da vida profissional lecionando no Liceu, diz que o sentimento é um só: "pertencimento". "Tenho imenso orgulho em participar da formação de gerações e de outras que ainda virão", revelou.

Também participaram das festividades de aniversário, a vereadora Marlene Monroe, vereador Cristiano Pinheiro e Osvaldo Brandão, além de funcionários, professores, alunos e pais.

História

A escola, também referência nacional, ocupa a liderança no ranking do Ideb no Estado. Desde os anos de 2011, 2013 e 2015 tem sido considerada a melhor escola pública do Maranhão, chegando a alcançar a pontuação no IDEB de 7,6.

O Liceu Ribamarense também recebeu diversas premiações, a exemplo do Prêmio Construindo a Nação (Sesi), Projeto "América e África dos Primórdios", Projeto Copa na Escola: uma goleada no conhecimento, Festival Geia de literatura, Professor Pesquisador, Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas, OBMEP além da aprovação de alunos para o IEMA, IFMA Monte Castelo, Maracanã, Reviver e São José de Ribamar.

Além da primeira unidade do Liceu Ribamarense, Luis Fernando também construiu e equipou o Liceu Ribamarense II no Parque Jair e deixou projeto pronto, terreno garantido e orçamento para a construção da terceira unidade na Vila Sarney Filho II. A obra, que chegou a ser iniciada, foi abandonada e só na atual gestão voltou a ser retomada.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página