Prefeitura Municipal de São José de Ribamar

Você sabia?
São José de Ribamar, 20 de abril de 2018
Imprimir Email

Administração Pública

Assinado convênio com a PF para capacitar GCMs a usarem arma de fogo

por ASCOM/SJR

13/04/2018 09:00

Durante solenidade de posse do novo comandante da Guarda Civil Municipal, ocorrida na noite da quinta-feira (12), o prefeito Luis Fernando Silva assinou convênio com a Polícia Federal que prevê a formação e capacitação do efetivo da Guarda Civil Municipal para Concessão do Porte e Uso de Arma de Fogo. 

A partir de hoje, detalha o prefeito, "por meio do convênio que assinamos, iniciamos mais uma etapa no processo de formação e capacitação do nosso efetivo para concessão do uso de arma de fogo, ou seja, um elemento que lançaremos mão no combate a criminalidade".

O delegado da Polícia Federal que assinou o convênio que prevê a formação do efetivo falou da importância de buscar mecanismos que possam garantir tranquilidade e segurança a população. "O prefeito Luis Fernando mais uma vez sai na frente e agora avança para uma etapa importante que é a formação da guarda", disse.

O secretário da SEMTRANS, Cel. Gonçalo, lembrou que segurança pública não se faz só e agradeceu a parceria das polícias civil, militar além do Corpo de Bombeiros no combate ao crime. "Estamos trilhando um caminho árduo, como bem diz o prefeito Luis Fernando, porém com polícias públicas municipais sérias que vem sendo desenvolvidas e as parcerias que ficamos a Secretaria de Segurança Pública, vamos avançar cada vez mais na oferta de segurança para os ribamarenses", garantiu.

Atualmente, o município conta com cerca de 300 guardas para atendimento à população nas áreas de trânsito, patrimonial, ambiental, ronda ostensivas e guardas salva vidas.

Passagem de Comando 

De forma inédita, a troca do novo comandante da Guarda Civil Municipal, foi feita em belíssima solenidade, seguindo os padrões da ordem militar para situações correlatas. O prefeito Luis Fernando deu posse ao novo comandante, Márcio Wendell em substituição à Raimundo Pires. A transmissão de cargo aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Trânsito, e Transportes Coletivos, SEMTRANS.

Na oportunidade, o prefeito não apenas acolheu o novo comandante da Guarda como falou da responsabilidade e missão que a partir de agora passa a ter com a política de segurança que vem sendo desenvolvida desde os primeiros dias de sua administração.

"Conduzimos hoje aqui a transmissão de comando de forma tranquila, assim como estão sendo todas as medidas postas em ação desde o primeiro dia que assumi a Prefeitura. Nossa luta tem sido para reconstruir o aparelho de segurança municipal, devolvendo viaturas, motos e quadricíclos, meios de suma importância para o combate e repressão da violência", pontuou lembrando ainda que já está em andamento a construção do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da categoria.

O novo comandante, Márcio Wendell, é funcionário de carreira do órgão há 11 anos. Foi subcomandante da Guarda Municipal e possui larga experiência profissional.

Segundo Wendell, a missão é dar andamento às ações previstas no plano de segurança do município, o que segundo ele, é o desafio de "manter a ordem e segurança dos ribamarenses, a exemplo do que vem sendo feito".

A solenidade contou ainda com a presença do vice-prefeito, Eudes Sampaio, dos vereadores, Marlene Monrrone, Professor Cristiano, Osvaldo Brandão e Nádia Barbosa além do delegado de Polícia Civil.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página